A Rádio Difusora News FM 93.1 estreou nesta segunda-feira (24) o quadro “Café com Negócios” no programa matinal Manhã News. O primeiro entrevistado do Café com Negócios foi o coordenador do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Na entrevista, Carlos Jorge Taborda comentou sobre o papel da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão e os desafios que as indústrias maranhenses precisam enfrentam diariamente. Taborda também falou sobre a Zona de Processamento para Exportação e questões ambientais.
Carlos Jorge Taborda afirmou que o setor industrial contribui com 1/5 de toda a riqueza do Maranhão. O coordenador do Observatório da Indústria da Fiema revelou que os produtos maranhenses também são muito valorizados em outras cidades.
“Produzimos muitas coisas em diversas cidades ao longo do estado. Isso mostra a força dessa indústria e a vontade dos nossos investidores em produzir produtos de boa qualidade, produtos que se destacam não só no Maranhão, mas fora do estado”, iniciou.
Desafios na indústria
Para Carlos Jorge Taborda os desafios industriais impedem um crescimento maior do setor no Maranhão. Entre as principais reclamações estão a falta de infraestrutura como conexão com a internet e carga tributária elevada.
Taborda ressaltou que o Maranhão poderia crescer ainda mais se investisse em infraestrutura e na redução dos custos tributários.
“Acaba tornando a nossa indústria mais competitiva e com isso gerando crescimento, gerando mais emprego e mais renda para a nossa população”, ressaltou.
Zona de Processamento para Exportação
No último dia 22, o Governo Federal autorizou a criação a Zona de Processamento para Exportação (ZPE) no município de Bacabeira. A área de livre comércio com o exterior tem a expectativa de gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
As ZPEs são zonas industriais com o foco na produção para o comércio exterior. Os estados que instalam essa área de exportação ganham diversos benefícios tributários.
O coordenador do Observatório da Fiema comemorou a notícia e enfatizou que o Maranhão larga na frente e tem uma vantagem competitiva por possuir um porto como o Itaqui.
“Foi uma notícia muito boa. A Fiema há muito tempo defende a criação da ZPE. Tem feito uma parceria muito grande com o Governo Estadual, defendendo a ZPE e mostrando para o Governo Federal o benefício que ela pode trazer para o Maranhão,” disse Carlos Jorge Taborda.
Meio Ambiente
A cada ano que passa as indústrias ao redor do mundo são cobradas por um maior investimento em energia sustentável. A preocupação com o meio ambiente é real e tem virado pautas em rodas de debate.
“Essa preocupação com o meio ambiente, com a sustentabilidade, tem se tornado cada vez mais forte nas nossas indústrias. Até porque as indústrias, não só no Maranhão, mas no Brasil, de forma geral, têm percebido que produzir bem é produzir de forma sustentável. É contribuir para o desenvolvimento não só humano, mas também para a preservação ambiental”, revelou.
Valorização
No final da entrevista, Carlos Jorge Taborda deixou uma mensagem para todos os maranhenses e pediu que a população valorize produtos do seu estado.
“Que o maranhense conheça, valorize e compre o produto maranhense. Quando a gente vai no mercado maranhense, a gente tem que pensar que está contribuindo para um irmão maranhense”, concluiu Taborda.
Café com Negócios – Manhã News
O programa Manhã News é apresentado pela locutora Luciana Ferreira, com participações dos jornalistas Adalberto Melo e Jéssica Almeida, de segunda à sexta-feira, dás 7h às 8h. O quadro Café com Negócios realizará uma entrevista com um convidado especial toda as sextas-feiras.