
O comércio varejista do Maranhão cresceu 5,7% em 2024, superando a média nacional de 4,7%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). O avanço foi impulsionado pelo aumento da renda da população e pela queda da taxa Selic, que facilitou o crédito.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
Apesar do crescimento anual, o setor teve uma queda de 3,8% em dezembro, refletindo a desaceleração econômica. No varejo ampliado, que inclui veículos, material de construção e atacado de alimentos, o crescimento foi de 6,9%, acima da média nacional de 4,1%. Em dezembro, esse setor teve alta de 0,8%, enquanto o Brasil registrou queda de 1,1%.
O aumento da frota de veículos também ajudou a impulsionar as vendas. O Maranhão registrou crescimento de 5,4% no número de automóveis, com destaque para motonetas (+8,2%) e caminhonetes (+7,4%), segundo o Ministério dos Transportes.
As transações via Pix cresceram significativamente, movimentando R$ 172 bilhões no estado em 2024, um aumento de R$ 90 bilhões em relação ao ano anterior. Foram cerca de 840 milhões de transações, segundo o Banco Central.
Para 2025, o Carnaval deve aquecer a economia no primeiro trimestre. No entanto, desafios como a taxa de juros alta (13,25%) e o endividamento das famílias podem impactar o consumo e o desempenho do comércio nos próximos meses.