O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou, nesta 5ª feira (23.mar), que a China decidiu suspender o embargo à carne bovina brasileira. As importações foram suspensas temporariamente em fevereiro, após o país confirmar um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina – mal da “vaca louca” – em uma propriedade no Pará.
Segundo o ministro, a liberação dos envios, ainda sem data prévia, englobará apenas carnes de animais que foram abatidos a partir do dia 24 de março. “Isso é um passo para que o Brasil avance com oportunidades para a pecuária”, disse o Fávaro, que encontrou-se com o ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua.
O acordo acontece três dias antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcar para a China. Na comitiva, estarão mais de 200 pessoas, entre políticos e empresários, que devem ser recebidos pelo presidente chinês, Xi Jinping, e outras autoridades. A turnê brasileira busca, sobretudo, negócios comerciais e investimentos.