Após altas consecutivas, preço da carne registra queda

Após meses de altas consecutivas, a inflação dos alimentos começa a dar algum fôlego aos brasileiros. A carne bovina, por exemplo, começa a refletir a queda no preço do boi, no campo. No balcão do açougue, a notícia é boa pro consumidor. O preço da carne está mais em conta.

De acordo com o levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), nos últimos 12 meses, o preço da arroba bovina, negociado no mercado agropecuário, teve queda de 10%.

As exportações brasileiras de carne in natura tiveram, no primeiro trimestre deste ano, o segundo melhor desempenho em todos os tempos. A explicação foi o atraso no embarque dos bois, que impactou nos números do período, mas não só isso, teve também uma queda no custo da ração animal.

“A própria normalização das cadeias produtivas dos grãos, isso daí ajustou o preço, e como os grãos são a base da ração animal, então isso também diminui o custo de produção. Se você fizer um comparativo da carne, por exemplo, dois anos atrás e agora, nós temos uma queda, mas é que o preço subiu muito ao longo da pandemia”, afirma Carla Beni, professora de economia da FGV.

Já o preço final para o consumidor nos mercados e açougues de todo país teve uma queda mais leve, segundo os economistas. De acordo com o IPCA, a redução por aqui ficou em torno de 5% em cortes como alcatra, acém, capa de filé e lagarto.

Apesar de contidos, os números demonstram uma redução na comparação com a inflação oficial de março. Para o produtor rural e dono de churrascaria, Sylvio Lazarinni, a queda nesse período do ano já era esperada: “os animais também estão mais gordos e a produtividade aumentada, isso deve ocorrer até o final de junho. Em julho começa o frio, começa a seca, os preços vão se readequando outra vez”.

Pra quem está na expectativa do feriado desse fim de semana, a redução do preço da carne é um incentivo pra uma comemoração. “Dá pra fazer um churrasco agora, reunir a galera aí fazer um churrasquinho, e cada um leva um quilo de carne, né?”, diz o enfermeiro Celso Machado.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, carne, Economia, preço