As empresas têm priorizado o pagamento de contas de consumo, como água, luz, gás e telefone. A conclusão está no Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, divulgado nesta quarta-feira (10). Foi o denominado setor de “utilities”, que agrupa as contas básicas, que concentrou 56,8% das contas quitadas em janeiro.
Já o segmento “outros”, composto por credores que atuam na indústria, agronegócio e no terceiro setor, ficou em segundo lugar com 56,6% dos débitos vencidos sanados.
“Para que compromissos financeiros como financiamentos e fornecedores sejam sanados, os empreendedores precisam primeiro honrar com as contas que garantem o funcionamento mínimo do seu negócio para continuarem atuando”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Conta tempo
Também de acordo com a pesquisa, em janeiro, as empresas brasileiras regularizaram 47% das dívidas em até 60 dias de negativação. A taxa de pagamento das contas vencidas em até 30 dias foi de 59,7%; em 60 dias exatos a margem foi de 43,8%. Em atraso de 90 dias, 31,3% de pagamentos e com atraso de mais de 180 dias, 22,4% dos débitos. Dívidas atrasadas com até um ano receberam 20,4% de pagamentos e 5,9% foi a taxa das dívidas acima deste prazo.
Regiões do país
O Nordeste liderou entre as regiões que mais quitaram contas em até 60 dias: 53%. Veja as demais:
- Norte: 52,8%
- Centro-Oeste: 50,8%
- Sul: 48,4%
- Sudeste: 42,2%
O Estado campeão de pagamentos de contas atrasadas foi o Piauí com 67,3% de quitações. Em segundo lugar veio Tocantins, com 62,1%. Abaixo o ranking completo das unidades da federação:
Fonte: SBT News
Tags: água, contas pagas, gás, luz