Crime aconteceu em fevereiro deste ano, quando os suspeitos utilizaram caminhões com placas falsificadas para adentrar a área portuária.
Crime aconteceu em fevereiro deste ano, quando os suspeitos utilizaram caminhões com placas falsificadas para adentrar a área portuária.
Dois homens foram presos suspeitos de uma tentativa de furto de fertilizantes em uma empresa localizada no Porto do Itaqui, em São Luís. Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos na última terça-feira (16). As informações foram divulgadas pela Polícia Civil na manhã desta sexta (19).
Segundo o inquérito policial, coordenado pelo Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), a dupla pode ter praticado os crimes de tentativa de furto qualificado mediante fraude e concurso de pessoas, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e associação criminosa.
O crime aconteceu no dia 20 de fevereiro deste ano. De acordo com as investigações, dois caminhões basculantes acessaram de forma irregular a área portuária utilizando placas clonadas e cartões de acesso pertencentes a terceiros, com o objetivo de roubar fertilizantes do tipo ureia, um dos mais utilizados no mercado agrário.
Os veículos chegaram a ser carregados com aproximadamente 50 toneladas de fertilizantes, avaliadas em cerca de R$ 200 mil. Contudo, após a identificação de inconsistências nos sistemas de controle e segurança do Porto do Itaqui, o crime foi descoberto pelas equipes do local.
Ao perceberem que haviam sido descobertos, os motoristas abandonaram os caminhões carregados e fugiram. Posteriormente, análises periciais confirmaram a adulteração dos sinais identificadores dos veículos, além de evidências de uma atuação criminosa organizada e previamente articulada, voltada à prática de crimes patrimoniais. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos