Estreia nesta terça-feira (15) em São Luís o documentário “Entra Pra Roda Mulher”, dedicado a homenagear mulheres do samba na capital maranhense. A exibição do filme tem entrada gratuita e ocorrerá no Teatro Cazumbá, no Centro Histórico, às 16h30.
O filme traz depoimentos de mulheres que vivem e constroem o samba, um dos ritmos mais populares do Brasil, em São Luís. Além de um gênero musical, o samba é um movimento cultural, no qual essas mulheres exercem papéis de protagonismo.
📲 Clique e participe do nosso canal no Whatsapp
O samba não surge do nada. Ele ganha vida através do trabalho, dedicação, versos, batuques e canções das mulheres. Além disso, não é possível pensar e falar no samba maranhense como algo restrito às rodas de samba, afinal, o movimento engloba os sambas dos blocos tradicionais, os sambas das escolas, os sambas dos ritmistas com um batuque genuinamente ludovicense.
São Sambas, no plural, em que as mulheres se fazem presentes, fomentadoras, impulsionadoras e fundadoras do movimento na ilha. É esse tipo de trabalho pautado na criatividade, força e inspiração feminina que foi retratado em “Entra Pra Roda Mulher”, também conduzido por mulheres, sob idealização e roteiro de Andréa Frazão e direção e produção de Monica Rodrigues.