O exame é simples, rápido e salva vidas
Nesta sexta-feira (6) é comemorado em todo o país o Dia Nacional do Teste do Pezinho, uma data que reforça a importância desse exame fundamental para a saúde dos recém-nascidos. O objetivo é conscientizar as famílias sobre a necessidade de realizar o teste, que é obrigatório e gratuito no Brasil.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
O exame permite identificar, ainda nos primeiros dias de vida, doenças metabólicas, genéticas, hematológicas e infecciosas, que se não forem tratadas a tempo, podem causar sequelas irreversíveis e até levar à morte.
A coleta deve ser feita, preferencialmente, entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê, mas pode ser feita até 28 dias após o nascimento. O exame é simples, rápido e salva vidas.
No Maranhão, a rede pública tem 100% de cobertura para o teste em todos os municípios. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o exame é realizado em 1.340 postos de coleta, além das 19 maternidades estaduais, garantindo acesso a todas as crianças nascidas no estado.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que em 2024, foram triadas 80.968 crianças pelo teste do pezinho no Maranhão. Em 2025, até o momento, foram registradas 17.890 triagens entre os meses de janeiro e março. Esses dados são provenientes do Sistema Nacional de Triagem Neonatal (SISNEO).
O Maranhão utiliza o sistema Sisneo, que permite acompanhar cada exame desde a coleta até o resultado, agilizando o diagnóstico e o início dos tratamentos.
Com uma rede preparada, o estado já implantou a primeira etapa da ampliação do teste, que inclui o rastreio para toxoplasmose congênita, e está pronto para avançar nas próximas fases assim que forem autorizadas pelo Ministério da Saúde.
O Dia Nacional do Teste do Pezinho é um momento para lembrar aos pais e responsáveis que o exame é um direito da criança e um gesto de amor que pode garantir um futuro saudável.