Além do catolicismo, a figura de São Jorge também é importante em outras tradições religiosas.
-dezembro 5, 2025
Além do catolicismo, a figura de São Jorge também é importante em outras tradições religiosas.
Nesta quarta-feira (23) é comemorado o Dia de São Jorge, celebrado com fé no Maranhão e em todo o Brasil. Em alguns estados, como o Rio de Janeiro, a data é marcada como feriado estadual, e a devoção ao santo movimenta uma série de missas, celebrações culturais e procissões.
📲 Clique e participe do nosso canal no Whatsapp
Quem foi São Jorge?
Na tradição católica, São Jorge é considerado padroeiro de soldados, cavaleiros, escoteiros e protetor dos que sofrem. É representado como o guerreiro que enfrenta e vence um dragão, símbolo do mal, reafirmando a ideia de que o bem triunfa com a força da fé. De acordo com o site oficial do Vaticano, Jorge teria vivido entre os séculos III e IV, na região da Capadócia (atualmente Turquia), e foi considerado mártir por se recusar a renunciar à fé cristã.
Em outras religiões
Além do catolicismo, a figura de São Jorge também é importante em outras tradições religiosas, havendo um forte sincretismo com religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, onde ele é associado ao orixá Ogum, divindade da guerra, do ferro e da luta. Segundo sacerdotes dessas tradições, é importante compreender que São Jorge e Ogum são entidades diferentes, mas que passaram a ser relacionados durante o período colonial, como forma de preservar os cultos africanos diante da imposição da fé europeia.
No Maranhão
No Maranhão, embora o dia de São Jorge não seja um feriado, a data também é considerada relevante, lembrada com devoção por católicos e por adeptos de religiões de matriz africana. Várias igrejas em São Luís e em outras cidades realizam missas e orações em homenagem ao santo. Em terreiros, Ogum é reverenciado com cânticos, oferendas e rituais, mantendo viva a tradição do sincretismo religioso que é próprio na cultura maranhense.