
“Mulher” é um substantivo feminino, que se refere à pessoa do sexo feminino. Esse é o significado da palavra “mulher”, mas, infelizmente, a elas costumam ser associadas diversos estereótipos, como: “Mulher no volante, perigo constante” e “Lugar de mulher é na cozinha”, entre outros. No entanto, elas mostram na prática que esses comportamentos preconceituosos nunca foram obstáculos para as carreiras que escolheram.
Neste dia 8 de março, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Portal Difusora News traz três histórias inspiradoras de mulheres maranhenses que enfrentam os obstáculos do dia a dia com força e determinação.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
As histórias fazem parte da campanha “Um mês inteiro dedicado a ELAS!”, que o Grupo Difusora exibe a partir deste sábado (8) na TV, no rádio e nas redes sociais dos veículos do grupo durante todo o mês de março. Confira e se inspire:
Luta em dobro
Pietra Lopes, uma mulher negra e trans, que ocupa um espaço importante na educação afro e de gênero.

contou.
“Ser uma mulher negra e trans é algo extremamente difícil neste país, então a luta vem em dobro, mas, apesar disso, sempre me apoiei na educação, que é uma das pautas que faço questão de trabalhar, até mesmo porque a educação me salvou”,
A educação é um fator transformador na vida de muitas mulheres, pois, com o conhecimento, elas se tornam capazes de combater e se defender dos estereótipos que a sociedade impõe sobre elas.
“Se eu não tivesse estudado, eu seria só mais uma pessoa ignorante e sofreria ainda mais violência. E, apesar de tudo isso, sempre consegui ultrapassá-los e conquistar espaços”, destacou a Pietra.
Capaz de fazer o que quiser
O dia 8 de março também é marcante para Cintya Mondego, tecnóloga em logística e pessoa com deficiência, que conta como superou os preconceitos associados à sua condição.
destacou Cintya Mondego.
“Me tornei deficiente há quase 3 anos e muita coisa mudou em minha vida. Sofri um atropelamento e pensei em desistir do meu curso. No momento, não trabalho, mas estou vivendo minha vida normalmente, dentro das minhas limitações”,

Cintia também ressaltou a importância da pessoa com deficiência ocupar os espaços que desejar: “Pessoa com deficiência não é incapaz, tem apenas pequenas limitações, mas pode, sim, fazer o que ela quiser”, afirmou.
Ocupar todos os espaços
O Dia Internacional da Mulher é voltado para a importância da representatividade feminina em espaços pouco ocupados por mulheres e com predominância da figura masculina, como líderes de projetos, representantes e coordenadoras. Um exemplo disso é Mharcy Costa, coordenadora pedagógica do cursinho Awa.

enfatizou Mharcy.
“Desejo a todas as mulheres que conquistam oportunidades: entrem em lugares que muitos dizem que não são para nós, ocupem os espaços”,
História inspiradora
Apesar da profissão de motorista ser marcada pela presença masculina, essa característica nunca foi obstáculo para a Edna Morais, motorista de ônibus há 8 anos.
disse emocionada.
“Sou motorista de coletivo há 8 anos e amo minha profissão. Meu pai, que também era motorista, sempre foi minha maior inspiração, apesar de não ter sido criada por ele. A mulher recebeu de Deus um dom especial: gerar a vida, cuidar da família e ainda enfrentar desafios com força e determinação”,

A profissão de motorista em São Luís, é marcada por diversos desafios no dia a dia, e elas “As Patroas na Direção” – como a Edna apelidou as mulheres motoristas – enfrentam todos os desafios.
“Somos inteligentes, corajosas e capazes de nos reinventar. Mulheres, nunca desistam dos seus sonhos! Feliz Dia das Mulheres a todas as guerreiras do mundo. Um parabéns especial ao grupo As Patroas na Direção, que amo fazer parte”, enfatizou.
Um mês inteiro dedicado a ELAS!
A gerente de Marketing do Grupo Difusora, Maria Laís Gama, explica que o projeto ‘Um mês inteiro dedicado a ELAS’ que destacar a mensagem de que o lugar da mulher é onde quiser, em um tempo onde ainda se discute de que forma as mulheres devem se comportar ou que espaços elas devem ou não ocupar.
“O Grupo Difusora vai fazer, não somente um dia, mas um mês inteiro dedicado às mulheres. Para isso trouxemos várias mulheres que têm representatividade na sociedade para ser nossas porta-vozes. Então, vale a pena conferir e aprender um pouquinho mais com essas mulheres maravilhosas”, pontua.
Tags: Dia das Mulheres, Grupo Difusora, mulheres