O período carnavalesco acontecem do dia 13 até a próxima terça-feira (17).
-fevereiro 13, 2026
O período carnavalesco acontecem do dia 13 até a próxima terça-feira (17).
O Carnaval de 2026 inicia nesta sexta-feira (13) com muita folia, atrações musicais e blocos espalhados por toda a Grande Ilha. O período carnavalesco se estende até a próxima terça-feira (17).
E para aproveitar as festividades com muita alegria e segurança, o Portal Difusora News listou 10 coisas que não podem ser esquecidas durante a folia.
Neste período, ideias criativas se transformam em fantasias de diversas pessoas. A filosofia de “quanto mais extravagante, melhor” é uma frase ideal para o Carnaval.
Tiaras temáticas, saias de tule, bodys metalizados e fantasias de animais (onça, gata, borboleta) estão entras as mais usadas.
Além das fantasias, maquiagens elaboradas com pedrarias e glitter também são opções para ir customizado para os blocos.
Para além das fantasias, a saúde do corpo também dever ser garantida. A utilização de produtos que protegem a pele de radiações solares deve ser considerada para garantir um Carnaval sem queimaduras.
Protetor solar, viseiras, bonés, óculos de sol e outros acessórios são ideais para se proteger.
As pochetes neste período de folia é um acessório que pode garantir a segurança de seus pertences. A bolsa pode ser colocada junta ao corpo, protegendo contra eventuais furtos ou robôs.
O acessório também pode ser customizado para se adequar a fantasia utilizada pelo folião.
Em muitos circuitos, a rede de internet costuma oscilar e atrapalhar as transferências de pagamentos. Com isso, levar dinheiro em espécie pode ser uma possibilidade a se considerar para não causar dor de cabeça no momento da diversão.
Com diversas atrações musicais na programação do Carnaval, fotografias e vídeos são essenciais para registrar os momentos de alegria.
Levar um carregador portátil é uma garantia para que o celular não fique sem bateria, principalmente para foliões que curtem os blocos do início ao fim e no momento de volta para casa.
Mesmo sendo um período de muito calor, há possibilidade de chuvas nos dias de Carnaval. Capas de chuvas são acessórios que podem garantir a proteção de sua fantasia e de seus pertences.
As capas também são pensadas para não atrapalhar o trajeto do circuito, já que é individual e também não é expansivo como um guarda-chuva.
Para os foliões que pensam em viver intensamente, a utilização de preservativos é indicada para caso ocorra relações sexuais, com consentimento de ambos, durante o carnaval.
As camisinhas são usadas para que não haja a contração de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), como Aids, HPV e Hebatites B e C.
Para quem acredita na filosofia de “beber como se fosse o último dia”, beber água constantemente é recomendado para que o corpo não fique desidratado e nem sofra sequelas causadas pelas bebidas alcóolicas.
Além da bebida e o esforço físico, o calor intenso pode provocar o aceleramento da perda de líquidos no corpo que podem ser repostas com o consumo de água.
Ideias de alimentos a ser consumidos durante a folia devem ser pensadas para que a animação não seja interrompida. Barrinhas de cereais, frutas e sanduiches naturais podem ser uma opção de lanche saudável.
No momento de dar “aquela aliviada”, um lenço umedecido é uma escolha prática que garante mais higienes dentro de banheiros químicos.
Por toda Grande ilha, as festividades carnavalescas estarão ocorrendo em diversos pontos, entre eles nos circuitos Vem pro Mar, na Avenida Litorânea, e no Vem pra Madre, no bairro Madre Deus.
Confira a programação aqui.
Em diversos bairros da capital maranhense, também ocorrerão “bloquinhos” feitos por moradores. No Anil, blocos como “Patriranhas”, “Cuecas” e “Japa” serão comemorados a partir desta sexta-feira (13).
Um Carnaval adequado é um Carnaval seguro. É importante que os foliões entendam que “Não é Não” e que discussões desnecessárias devem ser evitadas para que não gerem atritos maiores.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) informou que durante todo o período do carnaval as áreas de festividades contarão com mais de oito mil agentes de segurança.
A operação Carnaval 2026 reúne efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial, setores de Inteligência, Centro Tático Aéreo (CTA) e da Força Estadual, com apoio de câmeras de videomonitoramento com tecnologia de reconhecimento facial. Mesmo com o forte reforço, as ações ordinárias de policiamento nos bairros seguem mantidas, sem prejuízo à rotina de segurança da população.