Levantamento do IBGE aponta que o número de pessoas ocupadas cresceu no Maranhão no período analisado
Levantamento do IBGE aponta que o número de pessoas ocupadas cresceu no Maranhão no período analisado
O Maranhão atingiu a menor taxa de desemprego para um terceiro trimestre desde o início da série histórica, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desocupação caiu para 6,1% no 3º trimestre de 2025, redução significativa em relação ao mesmo período de 2024, quando o índice era de 7,6%.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
A queda representa 8 mil pessoas a menos desempregadas no estado, passando de 185 mil para 176 mil. Com esse resultado, o Maranhão registra a menor taxa de desemprego da Região Nordeste.
No Brasil, a taxa de desocupação também diminuiu, passando de 5,8% para 5,6%, o menor percentual já registrado no país, o que indica um cenário de melhora no mercado de trabalho.
O levantamento do IBGE aponta que o número de pessoas ocupadas cresceu no Maranhão no período analisado. O destaque ficou para o setor primário, que reúne atividades como agricultura, pecuária e extrativismo, responsável por 45 mil novas vagas, uma alta de 14,1%.
Outros setores também registraram avanços importantes:
• Alojamento e alimentação: +11 mil vagas (+7,7%)
• Indústria: +9 mil vagas (+7%)
• Comércio, reparação de veículos, administração pública, defesa, seguridade social, educação e saúde: cerca de 20 mil novas ocupações
Os números mostram um cenário de recuperação e expansão do mercado de trabalho no estado, com crescimento em diferentes áreas econômicas.