Em 2024, foram mapeadas 72 áreas de risco na capital, representando uma diminuição em relação à quantidade desses locais.
-dezembro 17, 2025
Em 2024, foram mapeadas 72 áreas de risco na capital, representando uma diminuição em relação à quantidade desses locais.
Com a aproximação do período chuvoso em São Luís, moradores de alguns bairros da capital maranhense passam em ficar em alerta para os riscos de deslizamentos e desabamentos as chuvas trazem.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), 69 áreas de risco estão sendo monitoradas pela Defesa Civil Municipal na capital maranhense. O monitoramento realizado consiste em visitas técnicas do órgão nessas áreas com a consequência emissão de laudos após vistorias, para que intervenções sejam executadas pelos órgãos competentes.
Ainda segundo o órgão, em 2024, foram mapeadas 72 pontos com potencial perigo de erosão e deslizamentos, representando uma diminuição em relação à quantidade desses locais.
A redução, conforme a Semusc, aconteceu devido às intervenções de drenagem profunda e contenção de encostas pela Prefeitura de São Luís no ano passado.
A Meteorologia indica que as chuvas em São Luís devem ficar mais frequentes e com maiores intensidades a partir da segunda quinzena do mês de janeiro, caracterizando o início da estação chuvosa na capital maranhense.
Segundo o meteorologista Gunter Azevedo, a data exata do começo do período, porém, depende de alguns fatores meteorológicos.
explica.
“Depende muito de uma zona de convergência intertropical, que é o nosso principal sistema causador de chuvas aqui na Ilha de São Luís e em todo setor norte do estado do Maranhão”,