A tradicional pista de atletismo da capital maranhense virou um canteiro de obras. Em vez de corredores, tratores. A corrida das máquinas é contra o tempo. Tudo para que o arraial do Governo do Estado seja realizado nos dias 13 a 21 de junho.
Uma festa que vai durar apenas nove dias, mas que para acontecer precisou desmontar a estrutura do Complexo Esportivo Canhoteiro, que durante mais de quatro décadas atende atletas e a comunidade do entorno.
A notícia surpreendeu quem faz atividade física no local e foi obrigado a desviar a rota para continuar se exercitando. “Se eles não fizerem a pista, então faltou tudo. Para mim não vai adiantar”, afirmou o cabeleireiro Manoel Pinheiro.
Atletas infantis e paratletas têm utilizado outros espaços do complexo, menos apropriados, para fazerem seus treinamentos. O detalhe é que em toda a extensão dessa obra não existe uma placa sinalizando, identificando o que está sendo feito.
A falta de informação sobre a obra é algo que incomoda atletas, como o Renato Cruz. “Pegou a gente de surpresa essa obra na pista. Eu gostaria de saber do governador é como que ele contratou uma empresa para fazer uma obra e não tem uma placa, não tem informação de como vai ficar a pista, não tem nada”, afirmou o atleta Renato Cruz.
Durante a permanência da equipe do Grupo Difusora no local, um drone pilotado por um funcionário da construtora responsável pela obra se posicionou bem diante de nossa equipe filmando nossa presença, numa cena no mínimo constrangedora.
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer informa que as atividades na pista de atletismo do Complexo Esportivo Canhoteiro estão suspensas até 30 de junho. A paralisação será necessária para a montagem do Espaço Bumba Meu São João, que contará com o apoio do Governo do Maranhão. Após a realização das festividades juninas, a praça esportiva entrará em reforma.
A última obra de revitalização da pista ocorreu em 2016.