A Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Economia Criativa da Assembleia Legislativa do Maranhão iniciou na última sexta-feira (17) uma vistoria no Centro de Cultura Popular Domingos Vieria Filho depois de uma denúncia feita com exclusividade pelo jornalismo da TV Difusora sobre o estado do prédio.
Atualmente, o prédio está inacessível devido à falta de manutenção, com muitas rachaduras. No ponto que dá acesso ao terceiro andar do Centro de Cultura Popular, a situação se encontrava bastante crítica com pisos de madeira que rangiam bastante. Na vistoria, ficou constatado também de que o local não possui nenhum plano de combate a incêndio.
“Essas questões são geradas por falta de manutenções seculares, de manutenções anteriores e se que não foram mantidas, realmente, ela acaba chegando num nível que é preciso a gente ajustar”, afirma Ana Moraes, gestora do Museu.
Com relação ao material encontrado, o acervo que é riquíssimo e importante sobre a história do Maranhão se encontra pouco conservado. Além disso, a falta de ar-condicionado prejudica bastante na manutenção de materiais raros.
“Uma visita dessa suscita em nós uma grande esperança que nós tenhamos condições de manter preservado todo esse acervo pra cumprir com missão do arquivo. Que é justamente essa, não só de salvaguardar a memória, mas de trabalhar com toda essa documentação, de organizar, de manter acessível ao público”, disse Vilma de Castro, também gestora do Museu.
Agora, a Frente Parlamentar vai encaminhar um relatório ao Governo do Estado sobre os problemas que foram encontrados da vistoria feita.
“Já falamos com a Sinfra (Secretaria de Estado da Infraestrutura). Tenho certeza que o governador Carlos Brandão vai ser acessível para fazer uma reforma urgente naquele espaço, como também no arquivo do Estado do Maranhão. Aqui é a nossa história, nossa memória, aqui tem documentos que não há em nenhum outro lugar. A gente não pode correr o risco de não ter um sistema de combate a incêndio, de ter inadequação de ar-condicionado, de acervo pessoal. A gente termina esse primeiro dia de visitação preocupados, mas com muita vontade de mudar essa realidade”, afirmou o deputado Carlos Lula (PSB).
Tags: Domingos Vieira Filho, Maranhão, São Luís