O Maranhão vai estar representado em uma das mais tradicionais premiações literárias do país. O grupo ‘Foto Clube Poesia do Olhar’ é um dos cinco finalistas do prestigiado Prêmio Jabuti 2023, na categoria Eixo Inovação – Fomento à Leitura. A cerimônia de premiação será realizada no 05 de dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo.
O clube fotográfico concorre ao prêmio com o livro ‘Tambores’, que integra o projeto ‘São Luís sob a Luz dos Tambores’. O projeto buscou inspiração nos romances históricos marcantes da literatura maranhense.
O livro Tambores ganhou destaque no cenário nacional ao reinterpretar, por meio da fotografia, ‘Os Tambores de São Luís’, de Josué Montello. Com um trabalho de 19 fotoclubistas, o livro reúne literatura, fotografia e reflexão sobre questões sociais.
Um dos coordenadores do projeto, Adriano Almeida, destaca a contribuição fundamental da Casa Josué Montello para a realização do projeto. Ele explica ainda que projeto nasce do amor do Foto Clube Poesia do Olhar e de seus integrantes pelo Maranhão e São Luís.
“A sede de desvendar seus segredos e encantos moveu o coletivo até propiciar ao público os resultados desses esforços que atingem diretamente a autoestima e pertencimento do povo maranhense no orgulho em ser parte desta terra. Nosso trabalho, além de uma satisfação própria de fazer algo relevante, visa influenciar que outras iniciativas surjam e que a cultura e arte no Maranhão possam fervilhar cada vez mais”, disse Adriano.
O projeto não apenas abordou a questão racial, mas também estimulou o Foto Clube a dedicar três anos de reflexão profunda ao tema. A iniciativa do clube, iniciada em 2019, contou com estudos, diálogos e debates, confrontando ideias não apenas com base no romance, mas também diante de eventos recentes que mobilizaram a opinião pública sobre questões de negritude.
Dos mil exemplares do livro “Tambores” foram doados para a Secretaria de Cultura do Maranhão, a Casa de Cultura Josué Montello e a Rede Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Além disso, uma exposição fotográfica itinerante percorreu seis locais de grande circulação, incluindo um shopping center, espaços judiciários federais e atrativos turísticos.
A visibilidade proporcionada pelo Prêmio Jabuti é uma nova oportunidade para o Maranhão ganhar mais destaque no cenário nacional.
“O retorno do Maranhão ao Prêmio Jabuti reacende a trilha aberta por grandes artistas que acessaram este caminho, como os poetas Salgado Maranhão e Ferreira Gullar. Neste momento, ainda não estamos como prêmio principal, mas já estamos exultantes em figurar entre as iniciativas que deixam um legado para a cultura nacional”, celebra Adriano.
Todo o projeto foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Maranhão com o apoio do Governo e Secretaria de Estado da Cultura e Grupo Mateus. O clube também contou com o apoio da Editora Origem e do Professor Reginaldo de Jesus que escreve o texto central da obra.
Para saber mais informações sobre o Foto Clube Poesia do Olhar e explorar o projeto “São Luís sob a Luz dos Tambores”, basta acessar o site: www.poesiadoolhar.com.br.
Sobre o Foto Clube Poesia do Olhar – Foi fundado no ano de 2009, constituído sob a forma de uma associação sem fins lucrativos, atualmente com cerca de 40 associados, unidos por uma mesma paixão: a fotografia. O clube tem como objetivo reunir os apaixonados pela fotografia, amadores ou profissionais com foco na realização de encontros, palestras, workshops, cursos, publicações, exposições, concursos, saídas fotográficas com finalidade desenvolver habilidades técnicas e artísticas de seus associados e promover a arte fotográfica no estado do Maranhão.
A entidade nos últimos anos tem obtido destaque no cenário da fotografia nacional figurando entre os 10 melhores fotoclubes do Brasil, conforme o bom desempenho de seus integrantes nas últimas Bienais de Arte Fotográfica da Confederação Brasileira de Fotografia – Confoto.
Tags: fotografia, Maranhão, prêmio, Prêmio Jabuti