Filme maranhense Betânia fará sua estreia no Festival Guarnicê de Cinema

O filme BETÂNIA, fará sua estreia nacional na noite de encerramento do 47º Guarnicê Festival de Cinema, que ocorre entre 7 e 14 de junho. Dirigido por Marcelo Botta, o longa é filmado completamente em território maranhense e com o elenco completamente local.

Gravado nos Lencóis Maranhenses, o longa é produzido pela Salvatore Filmes – produtora de Marcelo Botta e Gabriel Di Giacomo – que completou dez anos em 2023, com produção associada da Ventre Estúdio, e coprodução Canal Brasil, recebendo, também, apoio do Projeto Paradiso, da SpCine, CreativeSP e da Embaixada do Brasil em Berlim.

“A gente sempre sonhou que BETÂNIA estreasse no Maranhão. Esse desejo nasceu junto com o próprio filme e tem a ver com o propósito de tudo. Esse longa não podia ter a primeira exibição brasileira em outro lugar. É a realização de um sonho muito grande termos confirmada essa estreia nacional no Arthur Azevedo. Vai ser uma emoção muito grande poder sentir Betânia lado a lado com o público maranhense”, conta Botta.

Além disso, o longa foi selecionado para o 39º Festival Internacional de Cine em Guadalajara, que acontece entre 7 e 15 de junho. BETÂNIA concorre ao troféu Mayahueltrophy, na categoria Socio-Environmental Award.

A trama de BETÂNIA acompanha a cheia e a seca dos Lençóis Maranhenses e apresenta a parteira Betânia nascida numa região também chamada Betânia e repleta de histórias e memórias. A perda de seu marido transforma sua vida, e após deixar a aldeia onde mora, vai viver perto das dunas, onde pretende recomeçar sua vida.

Com um elenco composto exclusivamente de moradores e moradoras do Maranhão – inclusive os personagens franceses são interpretados por imigrantes que moram lá há 10 anos –, o diretor coloca na tela atores e atrizes estreantes que se revelam donos e donas de um talento nato.

A estreia mundial foi no Festival de Berlim, em fevereiro passado, e desde então viajou por diversos países como França e Noruega, sendo exibido no 36o Cinélatino, Rencontres de Toulouse – Cinémas d’Amérique Latine e no Festival du Cinéma Brésilien de Paris.

Veja o trailler:

Sinopse

Nascida num lugar também chamado Betânia, a parteira Betânia, de 65 anos, é uma mulher repleta de histórias e experiências. Com a morte de seu marido, suas filhas querem que ela deixe o lugar isolado, e vá morar com elas na região das dunas dos Lençóis Maranhenses. Apesar da resistência, ela acaba cedendo, e terá de recomeçar a vida num lugar que não conhece, e acaba fazendo novos amigos.

Ficha técnica

Roteiro e direção: Marcelo Botta

Elenco: Diana Mattos, Ulysses Azevedo, Nádia de Cássia, Caçula Rodrigues, Michelle Cabral, Tião Carvalho, Rosa Ewerton Jara, Vitão Santiago, Anouk Mulard, Caiçara Vibration, Tim Vidal

Produção: Marcelo Botta, Gabriel Di Giacomo

Produção executiva: Maria Isabel Abduch, Luciana Coelho

Fotografia: Bruno Graziano

Montagem: Marcio Hashimoto

Trilha sonora: Tião Carvalho, Edvaldo Marquita da Betânia, Misael Pereira da Betânia

Tags: filme, Maranhão, São Luís