Estudante maranhense leva Cazumbá para Harvard

O estudante do curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) João Igor Cariman Leite, foi selecionado para apresentar uma parte da cultura do estado na ‘10ª Brazil Conference at Harvard’. O evento vai acontecer nos dias 06 e 07 de abril, em Boston, nos Estados Unidos (EUA).

A performance escolhida para representar a cultura maranhense, foi a “CAZUMBÁ – Corpo que baila no terreiro”. Entre 200 propostas de outros estudantes brasileiros, para disputar duas vagas, João Igor foi um dos selecionados para levar a diversidade da cultura do Maranhão para os palcos americanos.

O intuito da apresentação é mostrar a ancestralidade da cultura popular maranhense na figura do Cazumbá, que é um ser místico muito conhecido por limpar o terreiro nos arraiais de São João. A performance terá 18 minutos de duração, embalados pela tradicional toada de boi, acompanhado de uma coreografia marcante, típica do personagem.

A Conferência é uma grande oportunidade de reunir alunos de diferentes países e mostrar a cultura brasileira por meio de debates e entendimentos acerca dos desafios e contribuições da cultura para sociedade.


A 10ª edição terá como tema em destaque será “O Encontro de Vários Brasis”, que tem como objetivo instigar debates sobre os desafios sociais presentes no país, e também difundir a cultura brasileira em vários cenários inexplorados. A seleção dos participantes para o evento foi conduzida através do programa “Cultura Brasileira em Ação”.

Tags: Cazumbá, cultura, EUA, Harvard, São João