Integrantes do Grupo de Teatro Cazumbá ocuparam na noite desta quarta-feira (22), o prédio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), no Centro de São Luís. O grupo tem uma trajetória de mais de 50 anos de atuação cultural.
Entre os membros do manifestação cultural que realizam o protesto, está o escritor e diretor do grupo, Américo Azevedo Neto. Ele está acompanhado de outras seis pessoas. De acordo com os manifestantes, a o motivo da ocupação é a busca do certificado de incentivo à cultura.
Ainda segundo os grupo, a intenção é permanecer na SECMA até que o secretário de Cultura, Yuri Arruda atenda a demanda deles.
Ao Portal Difusora News, o escritor Américo Azevedo disse que o certificado de incentivo à cultura deveria ter sido entregue ainda em janeiro. O artista e diretor do Grupo Cazumbá falou ainda sobre a valorização da cultura do Maranhão e afirmou que pretende passar a noite e os dias que forem necessários no prédio da Secma.
“A cultura do Maranhão merece respeito. Os cantores, os músicos, os grupos, os bois, as quadrilhas, tudo isso merece respeito, que não está tendo. Vou passar a noite, a semana, o que for necessário para que se respeite a cultura do Maranhão como merece ser respeitada”, pontuou.