O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho é mais um dos casarões culturais do Centro Histórico de São Luís, que parece ter sido esquecido pelo Governo do Maranhão. O acervo do Centro possui importantes livros históricos da cultura artística maranhense, mas atualmente está inacessível por falta de manutenção no prédio.
A biblioteca do museu, Roldão Lima, conta com um acervo de livros estragados e ambiente sem estrutura para pesquisa, diz o professor Marcelo Cardoso, estagiário do Centro desde 2022.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
“Lá existe a biblioteca Roldão Lima, quem já teve a oportunidade de acessar a biblioteca sabe do quanto ela tem potencial grande, porque ali tem livros raríssimos e a gente não pode usar porque não tem estrutura própria para um pesquisador acessar. Não há ar condicionado, sem conservação, livros estragados devido à falta de manutenção, não existe um profissional para cuidar desse acervo, é quase impossível você acessar a biblioteca Roldão Lima.”
O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho está fechado para visitas desde 2020, sob a alegação de uma reforma que nunca foi realizada.
Os danos na estrutura são grandes, uma estagiária que preferiu não se identificar falou que em uma das salas administrativas, possui goteiras, paredes descascadas, não possui janelas.
O descaso com o Centro de Cultura é nítido, imagens feitas pela Difusora e também algumas compartilhadas na internet mostram a degradação do centro. Para o estagiário do museu, o centro é mais um abandonado pelo governo.
A parte imaterial, a história do acervo maranhense, também é esquecida pelo poder público, uma vez que não é vista, não é mais passada para as pessoas, complementa Marcelo.
“A situação estrutural desse espaço e consequentemente ao abandono, ao esquecimento, à inviabilização dessas histórias que estão lá, fechadas no museu, que poderiam ser acessadas, que têm potencial educacional fortíssimo para apresentar aquilo que nós somos enquanto maranhenses.”
A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) informou ao Difusora News de que a reforma do Centro de Cultura Popular Domingos Veira Filho estão previstas para serem iniciadas já no próximo mês. Em seguida, de que vão ser retomados os serviços oferecidos à comunidade.
Tags: abandono, casarão, centro histórico, cultura popular