Câmara prevê PL que comemora o “Dia do Cacuriá” na data do centenário de Dona Teté

Um projeto de Lei da Câmara de São Luís, visa instaurar o Dia Municipal do Cacuriá, em forma de preservar e valorizar a cultura popular maranhense, se aprovado, a data do Cacuriá será dia 27 de junho, em honra ao centenário de Almerice da Silva Santos (Dona Teté), criadora do grupo Cacuriá de Dona Teté (atual Balaio de Rosas).

Uma sessão solene em homenagem ao centenário de Dona Teté, está marcada para acontecer nesta quinta-feira (27). A artista popular fundou em 1986 o grupo Cacuriá de Dona Teté (atual Balaio de Rosas), o legado dela influenciou outras manifestações culturais maranhenses e a criação de diversos grupos de Cacuriá.

Para a Professora e Produtora Cultural, Letícia Cardoso, a data é mais que uma comemoração, mas uma forma de lembrar a história dos grupos.

“Sobre os dias de qualquer data comemorativa relativa a práticas culturais, como por exemplo o dia do bumba meu boi, dia do tambor de crioula e agora dia do cacuriá. Eu entendo que seja uma data de memória que representa as conquistas e a resistência de um povo que vem dando continuidade a uma prática cultural que é já centenária, mas que é resultado de muitos conflitos também étnicos, de opressões que sofreram. Então ter uma data comemorativa ressalta todas essas lutas, o caráter da resistência da prática cultural não é só uma festa, mas também um dia político,” afirmou ela.

O presidente do Cacuriá da Vila Gorete, Michel Rabelo, fala que a criação da PL vai ser de muita valorização para a história do cacuriá.

“É uma PL que será muito importante para essa manifestação típica daqui de São Luís do Maranhão, que só acontece aqui. Hoje os telespectadores, a população em geral, tanto a juventude como de todas as idades aderiram, acho que, eu não tenho muita precisão, mas já houve uma pesquisa que a segunda manifestação mais esperada, depois do Bumba do Boi, é o Cacuriá e nesse momento essa PL vem para agradecer e dar mais uma valorização para essa manifestação cultural, esse segmento que é os grupos de Cacuriá,” comentou.

Tags: cacuriá, cultura, projeto de lei