Fechado desde 2022, o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, localizado na Praia Grande, Centro Histórico de São Luís sofre com o abandono. Artistas locais, e moradores se preocupam com o destino do prédio, principalmente depois que o local foi alvo de bandidos mais uma vez.
O Centro foi criado em 1980, o prédio antes era palco de apresentações culturais, guarnicê, além de cursos de teatro, cinema, ballet e outros que eram oferecidos no local. Agora representa insegurança, abandono e descaso.
Com a falta de estrutura, as atividades culturais foram paralisadas e o centro fechou as portas, não só para a cultura imaterial, mas também limitando o espaço de apresentação de artistas e rompendo com os sonhos de pessoas que trabalhavam e estudavam no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.
O ator, dj e produtor cultural, Wagner Heineck, relembra que viveu muitas histórias no Odylo. ”Lá eu assisti à muitos filmes, no cine praia grande, muitos espetáculos teatrais, exposições, é absurdo o que está acontecendo, é um descaso com nossos espaços culturais”, desabafou.
Wagner ainda comenta que desde 2006 observa dificuldades para realizar amostras no teatro no Odyla Costa Filho. “Com poucos recursos conseguimos abrir o teatro e podemos colocar para a população novamente esse equipamento cultural, com o festival de cinema Guarnicê”, comentou.
Na madrugada do dia 1º de abril, vários objetos foram roubados após as janelas terem sido arrombadas, dentre eles equipamentos de som, cadeiras e materiais artísticos.
Em nota a Secretaria de Comunicação Social do Maranhão (Secom) informou ao Difusora News que as obras de restauração são uma das propostas do PAC seleção e que o projeto de execução está sendo elaborado, será apresentado e validado, posteriormente deverá ser liberado pelo Governo Federal.
Tags: artistas maranhenses, cultura, São Luís