‘Ainda Estou Aqui’: aguardado filme de Walter Salles estreia nesta quinta (7)

Estreia nesta quinta-feira (7), em todo o Brasil, o aguardado filme Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles.

O drama, estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e conta a história de Eunice, mãe do autor, após o desaparecimento de seu marido durante a ditadura militar.

Alta Expectativa

A presença de grandes nomes do cinema nacional no elenco ajuda a explicar a expectativa pela estreia. Fabiana Lima, crítica de cinema maranhense associada à Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e criadora da página Cinemafilia, comenta:

É uma expectativa que se construiu em torno dos nomes do filme. Walter Salles, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e Selton Mello têm um peso muito grande, especialmente para o público que aprendeu a gostar do cinema nacional pós-anos 2000.

Possibilidade de Oscar

O filme também marca o reencontro de Walter Salles com Fernanda Montenegro, que faz uma participação especial. Em Central do Brasil, de 1999, eles trouxeram ao Brasil a última indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional e uma indicação inédita de Melhor Atriz para Montenegro.

Agora, 25 anos depois, a nova produção vive a expectativa de repetir o feito, com a filha de Montenegro, Fernanda Torres, no papel principal. Fabiana Lima, que assistiu ao drama na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, destaca a atuação de Torres.

Para ela, a interpretação da atriz vai contra o estilo que usualmente atrai as premiações da Academia, com uma introspecção que se destaca. “A atuação de Fernanda Torres é muito contida e emocional, sem parecer apelativa”, afirmou.

Repercussão Internacional

O longa vem recebendo críticas positivas em festivais internacionais, com estreia mundial em setembro no Festival de Veneza, onde ganhou o prêmio de Melhor Roteiro.

Fabiana acredita que a repercussão internacional evidencia a qualidade já conhecida do cinema nacional.

A recepção positiva nos festivais internacionais só reforça o que já sabemos: nosso cinema é extremamente rico, forte e diverso.

Ela acrescenta que esse reconhecimento internacional é um lembrete da importância de políticas públicas para o fortalecimento do audiovisual brasileiro.

Sessões em São Luís

O filme estreia nesta quinta-feira (7) em São Luís com sessões em quatro shoppings. Confira:

Shopping da Ilha: sessões às 15h, 17h45, 20h30.
Golden Shopping Calhau: sessões às 13h, 15h45, 18h30, 20h15, 21h15.
São Luís Shopping: sessões às 14h, 17h, 20h.
Pátio Norte Shopping: sessões às 13h15, 18h15, 21h.

Tags: cinema, estreia, Oscar