A cerimônia de abertura do Festival Guarnicê de Cinema — edição 2024 – acontecerá nesta sexta-feira (7), às 19h, no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís. O festival ocorrerá entre os dias 7 a 14 de junho e exibirá mais de 200 filmes inéditos no Maranhão.
A programação de lançamento do festival contará com homenagens às atrizes Bete Mendes e Zahy Tentehar, que estarão presencialmente no evento, apresentação cultural com o Grupo Lamparina e sessão do filme “Estranho Caminho”, dirigido por Guto Parente — com classificação indicativa de 14 anos.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Os ingressos para a cerimônia de abertura foram reservados para um público limitado e já estão esgotados. Quinhentos e cinquenta ingressos foram reservados pelo site do Sympla mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para o programa Mesa Brasil, do SESC.
Para o restante dos dias do festival, o público não precisará reservar ingressos, mas precisará chegar ao local de exibição com antecedência e retirar seu ingresso gratuitamente – sem a necessidade de doações.
A diretora de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão, Rosélis Barbosa Câmara, contou com exclusividade ao Portal Difusora News sobre sua expectativa para mais um Festival Guarnicê de Cinema.
“Estou com a expectativa enorme! Como sempre, a cada ano o festival cresce, inova em tradição. Esperamos um teatro cheio na abertura, com conversas, filme inédito… A equipe trabalha muito e estamos inovando para apresentarmos o cinema do áudio visual com muita performance”, disse a diretora da 47ª edição do Festival Guarnicê de Cinema.
Rosélis Barbosa destacou que as atrações do festival são diversificadas e abraçarão pessoas de todas as idades e gostos. “São cinco décadas de muita tradição. Temos um aplicativo, onde o público poderá assistir às atrações, o site, nosso Instagram. Teremos produtores de 22 estados do país para garantir o acesso ao que há de melhor no mercado cinematográfico brasileiro”.
As atrações do Festival Guarnicê de Cinema 2024 também serão transmitidas através do site guarnice.ufma.br e pelo aplicativo Cine Guarnicê, disponível para Android e IOS.
O festival abordará ainda temas relevantes e atuais para a sociedade. Teremos produções feitas totalmente por mulheres, produções sobre LGBTQIA+, sobre o meio ambiente.
Programação
Pelo quinta ano consecutivo, o Festival Guarnicê será exibido de forma híbrida. O público poderá acompanhar as atrações presencialmente em São Luís e virtualmente por meio do site e do aplicativo.
Em São Luís, as exibições serão realizadas em quatro espaços: Teatro Arthur Azevedo, Teatro Napoleão Ewerton – Sesc, Ceneteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga) e o CineSesc Deodoro.
O Teatro Arthur Azevedo exibirá a abertura e o encerramento do festival. No Teatro Napoleão Ewerton — Sesc recebe as amostras paralelas Guarnicêzinho e Jovem, e a mostra competitiva “Faz Todo Sentido”, acessível para pessoas com deficiência auditiva e visual.
Já as amostras competitivas de filmes nacionais e maranhenses ocorrem no Ceneteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga), e o CineSesc Deodoro receberá a Mostra Universitária e a mostra paralela Cinema Não Tem Idade.
Homenagens
As atrizes Bete Mendes e Zahy Tentehar estarão presencialmente na abertura do Festival Guarnicê de Cinema 2024. Bete Mendes é natural de Santos, São Paulo, e é dona de um currículo extenso. A paulista conta com mais de dez filmes e 40 novelas e seriados de televisão.
Além da carreira nas artes cênicas, Bete Mendes foi deputada federal entre 1983 e 1987 pelo Partido dos Trabalhadores, organização que ajudou a fundar. Dentre os seus trabalhos mais importantes no cinema está o filme ‘Eles Não Usam Black Tie’, filme que retrata o movimento grevista ainda em tempos de ditadura.
Zahy Tentehar é maranhense, indígena e uma estrela em ascensão. Natural de Colônia, Cana Brava – Maranhão – Zahy é multiartista indígena, premiada como melhor atriz do RJ pelo Prêmio Shell (2024).
Zahy é artista criadora dos filmes “Aiku’é” (2017), “Exak wi” (2022), “Karaiw a’e wà” (2022) e “Ureipy” (2023), expondo-os por meio de vídeos-instalações solo para o Canal Project-NY e SESC-BR. Em coletivo, expôs para New Museum-NY, MAM-BR, MAR-BR, MASP-BR e CasaFestival-UK.
No Cinema, fez. “Uýra: a retomada da floresta” (2022) de Juliana Curi, “Zahy: uma fábula do Maracanã” (2012) e “Não Devore Meu Coração” (2017), com direção de Felipe Bragança, com quem tem nova parceria como Co-Diretora e atriz para uma releitura de “Macunaíma” para o Cinema em breve.
Guarnicê
O Festival Guarnicê é o mais antigo festival de cinema do Norte e Nordeste e um dos mais tradicionais do país. O evento é organizada pela Universidade Federal do Maranhão.
Tags: Bete Mendes, cinema, Maranhão, São Luís, ufma, Zahy Tentehar