Segundo a investigação, as ações ocorrem através de aplicativos de mensagens onde os golpistas pedem dinheiro para pagar uma suposta multa.
Segundo a investigação, as ações ocorrem através de aplicativos de mensagens onde os golpistas pedem dinheiro para pagar uma suposta multa.
A Justiça de Chapadinha alertou a população nesta terça-feira (7) sobre criminosos que estão aplicando golpes fingindo ser juízes de Direito e profissionais da Justiça para obter dinheiro das vítimas. A ação criminosa ocorre por meio de aplicativos de mensagens onde os golpistas pedem a quitação de uma suposta multa.
📱 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
De acordo com as denúncias recebidas pela comarca de Chapadinha, os criminosos utilizam a imagem do brasão do Estado e o nome do Tribunal de Justiça para a aplicação do golpe, utilizando informações verdadeira sobre as vítimas e solicitam transferências em dinheiro para a suposta liberação de alvarás para levantamento de valores e, também, para a soltura de pessoas presas, utilizando nomes fictícios de juízes e justificativas falsas.
Uma das aplicações ocorreu no dia 11 de setembro deste ano, quando uma pessoa recebeu uma mensagem de um suposto juiz exigindo o valor de R$ 250,00 para a quitação de uma multa pelo livramento condicional com uso de monitoramento eletrônico de uma pessoa presa. A vítima acreditou na fraude e realizou a transferência do valor exigido na fraude.

Diante da situação, o juiz da 1ª Vara de Chapadinha, Cristiano Cesar da Silva, solicitou providências cabíveis para investigar as práticas dos crimes e reforçar a segurança das informações e dos sistemas utilizados na comunicação com usuários do Tribunal de Justiça.
O Poder Judiciário do Maranhão destacou que os servidores da instituição não entram em contato com partes processuais por meio de aplicativos de mensagens, para cobrar repasse de valores por supostas multas ou valores referentes a despesas com atos no trâmite do processo.