Portal difusoranews.com

Crianças de 4 anos voltarão a receber dose de reforço contra a poliomielite a partir de agosto

Com a mudança, o esquema vacinal adotado até 2024 será retomado, mas exclusivamente com a vacina injetável, que utiliza o vírus inativado.

Foto/Reprodução: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir de agosto, crianças de 4 anos voltarão a receber uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a mudança, o esquema vacinal adotado até 2024 será retomado, mas exclusivamente com a vacina injetável, que utiliza o vírus inativado.

Até o ano passado, o calendário de vacinação previa três doses da vacina injetável, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de duas doses de reforço da vacina oral, conhecida popularmente como “gotinha”, administradas aos 15 meses e aos 4 anos.

No entanto, o Ministério da Saúde substituiu a vacina oral pela versão injetável após avaliar que, embora raros, casos de mutação do vírus atenuado presente na gotinha poderiam provocar a doença.

Com a atualização do calendário, as crianças passarão a receber:

  • Três doses da vacina injetável aos 2, 4 e 6 meses de idade;
  • Uma dose de reforço aos 15 meses;
  • Uma segunda dose de reforço aos 4 anos.

O Brasil não registra casos da doença desde 1994 e mantém o certificado de área livre da circulação do poliovírus. Apesar disso, a poliomielite ainda é registrada em alguns países, o que torna a vacinação fundamental para evitar a reintrodução e a propagação do vírus no território nacional.

Mais lidas

Veja nossas notícias direto do seu Whatsapp

Quer ter acesso a todas as nossas notícias diretamente do seu Whatsapp? Então acesse já o nosso canal!

Entrar no canal

Voltar para o Início

Mais lidas