Decisão faz parte da Operação Estoque Zero da CGU
-dezembro 21, 2025
Decisão faz parte da Operação Estoque Zero da CGU
A Controladoria-Geral da União (CGU) aplicou punições a duas empresas envolvidas em fraudes em licitações promovidas pela Prefeitura de Pinheiro durante a pandemia da Covid-19. A decisão faz parte da Operação Estoque Zero, que investigou irregularidades na compra de testes rápidos para detecção do vírus.
De acordo com o relatório da CGU, as empresas Dimensão Distribuidora de Medicamentos Ltda. e AP Sousa Filho Ltda. direcionaram o processo licitatório e simularam a entrega dos produtos contratados. Dos seis mil testes adquiridos pela prefeitura, apenas quatro mil teriam sido parcialmente entregues, conforme a apuração do órgão federal.
Como resultado, a Dimensão Distribuidora foi multada em R$ 2,6 milhões, declarada inidônea para participar de novas licitações e obrigada a publicar a decisão por 45 dias. Já a AP Sousa Filho recebeu multa de R$ 6 mil, também foi declarada inidônea e teve a sanção estendida aos seus sócios.
A CGU destacou que a ação faz parte do conjunto de investigações sobre aquisições emergenciais realizadas durante a pandemia, período em que várias prefeituras foram investigadas por supostas irregularidades em contratos públicos.