O Carnaval é uma época de alegria, muitas festas, apresentações e brincadeiras, o que gera muita aglomeração em eventos públicos, como os circuitos organizados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura em São Luís.
Devido a espera de um grande público nos espaços, a segurança durante o período será reforçada. O Coronel Roberto Filho, comandante do Policiamento Metropolitano e o Delegado Adjunto Operacional da Polícia Civil, Ederson, destacaram como funcionará a segurança durante os cinco dias de festa na capital maranhense.
Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
enfatizou o Coronel Roberto Filho.
“Na região metropolitana de São Luís, nós vamos estar presentes em todos os circuitos oficiais. Circuitos oficiais esses, da Litorânea, do Centro Histórico, da Avenida Beira Mar, da Praia Grande. Onde houver esses circuitos oficiais, lá está a presença forte do sistema de segurança pública”,
Mais de 2 mil policiais irão trabalhar no Carnaval da Litorânea, “com relação à Litorânea, foram demandados 2.500 policiais, policiais militares e policiais civis, 205 viaturas e motos e uma aeronave para dar cobertura”, explicou.
“Nós estaremos fortes com o policiamento a pé, policiamento em drones, policiamento em viatura, policiamento montado, aéreo, vamos estar com vídeo monitoramento, porque tem lá no circuito um aparato de câmera de vídeo monitoramento”, finalizou.
O delegadao Ederson, frisou que a polícia civil estará colaborando no Carnaval com ações de divulgação.
frisou.
“A gente tem essa parceria entre a polícia militar e polícia civil, o sistema de segurança trabalhando, pra sociedade em si. Mas a polícia civil tem as suas especificidades. A gente trabalha com o lado já de investigação. Nós somos polícia judiciária. Porém, a gente vai ter também nossa equipe operacional preventiva colaborando no Carnaval, bem como ações de divulgação”,
Proteção à mulher
Um problema comum presente em muitas festas, é o assédio sexual, principalmente contra as mulheres. Nos circuitos de carnaval terá unidade para o primeiro atendimento.
“A Delegacia da Mulher, a Delegacia de Combate ao Feminicídio vai fazer um trabalho preventivo, educativo, orientando as mulheres à o que fazer em caso de algum crime cometido contra elas. No circuito do Carnaval, a gente vai ter uma unidade para aquele primeiro atendimento”, frisou o delegado Ederson
No circuito do Carnaval, vai ser possível fazer os boletins de ocorrência, com os policiais civis, além orientação de como proceder se ocorrer o assédio ou importunação.
Patrulha Maria da Penha
Além das unidades de atendimento para as mulheres, a Patrulha Maria da Penha, que atua contra a agressão às mulheres. “A Patrulha Maria da Penha vai estar fazendo um papel fundamental, então, é um grande número de policiais que vão estar sendo empregados em todas as suas modalidades”, completou o coronel Roberto.
Interior do Estado
O policiamento reforçado estará presente também no interior do estado, em todas as cidades. “A gente está deslocando cerca de 500 policiais”, disse o delegado.
A presença da polícia será ainda mais forte nas cidades onde ocorre maior movimentação, “a gente também está reforçando todas as cidades, em especial as cidades onde tem maior movimentação dos foliões”, explicou.
Videomonitoramento
O sistema de segurança através do Centro Integrado de Operações de Segurança do Estado (CIOPES) irá trabalhar com reconhecimento facial.
“Com o reconhecimento facial ou seja aquele cidadão que praticou algum tipo de delito e que esteja com mandado de prisão em aberto que porventura for a litorânea, com certeza será identificado, porque a polícia militar, juntamente com a polícia civil e todo o sistema, nós estamos trabalhando de forma integrada mesmo”, destacou o coronel Roberto.
Além de todo o reforço policial, o corpo de bombeiro terá um papel fundamental durante todo o evento.
Orientação para os foliões
Apesar de haver uma segurança reforçada da polícia, os foliões podem ter algumas atitudes que farão toda diferença na própria segurança. O delegado Ederson destacou algumas delas:
- No momento de estacionar o veículo ter atenção de olhar quem está por perto e conferir se está realmente está trancado.
- Nesse deslocamento até o circuito tentar ir com mais pessoas, não se deslocar sozinha em locais.
- Quando for carregar o celular, tiver uma bolsa, colocar a bolsa para frente. Ter sempre o controle daquele celular, para não colocar num bolso de traça, no meio da multidão.
- Naquela empolgação de filmar, ter atenção também, estar com um grupo, uma pessoa protegendo o outro.
- Em caso de roubo procurar a Polícia Civil, em especial do celular, a gente pede que tenha anotado, de alguma forma, o número do e-mail para colocar no nosso boletim.