Evento representa etapa preparatória para conferência nacional que será realizada no mês de outubro em Brasília.
Evento representa etapa preparatória para conferência nacional que será realizada no mês de outubro em Brasília.
A partir desta segunda-feira (18) será realizada em São Luís a 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. O evento tem como objetivo discutir e propor diretrizes para a criação e implementação de políticas públicas que promovam os direitos humanos e a cidadania desse grupo, além de pautar o enfrentamento à discriminação e atualizar o Plano Estadual de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+.
A quarta edição da conferência vai até a próxima quarta-feira (20), no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com a UFMA e entidades representativas das pessoas LGBTQIA+ no estado.
O evento carrega a temática “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+” e funciona como uma etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que acontecerá entre 21 e 25 de outubro em Brasília. Os delegados eleitos na conferência estadual levarão as propostas para debate com representantes de todo o país.
A programação está estruturada em quatro eixos temáticos que irão conduzir as discussões:
De acordo com a secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Lília Raquel de Negreiros, a conferência representa uma oportunidade de promover debates urgentes:
“A realização da conferência representa uma retomada desse instrumento legítimo e democrático de participação popular e elaboração de políticas públicas. Será uma oportunidade de reunir a população LGBTQIAPN+ de todo o estado, trazendo pautas urgentes e emergentes desse segmento e promovendo o diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada.”