O convidado especial desta edição foi o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que participou de um debate sobre justiça social à luz da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.
O convidado especial desta edição foi o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que participou de um debate sobre justiça social à luz da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.
Na noite de sexta-feira (23), a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís do Maranhão realizou o Seminário de Abertura das Quartas de Paz, marcando a retomada do tradicional evento promovido há décadas pela arquidiocese.
O convidado especial desta edição foi o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que participou de um debate sobre justiça social à luz da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. Durante sua fala, Dino destacou o papel da religião diante das transformações tecnológicas e das mudanças climáticas.
“Vivemos um tempo de perplexidade diante da revolução tecnológica e das mudanças climáticas. A religião oferece uma reflexão essencial para compreendermos e transformarmos o mundo com serenidade. Vou abordar como o Papa Francisco propõe integrar as dimensões ambiental e social em busca da justiça, com base na mensagem de Jesus Cristo”, afirmou o ministro em entrevista à Rádio Educadora.
O evento integrou também a programação do Seminário Celebrativo pelos 10 anos da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e da encíclica Laudato Si’, que ocorre entre os dias 23 e 25 de maio, na Casa de Retiro Oásis, em São Luís.
Entre os presentes estavam dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís e presidente do Regional Nordeste 5, e dom José Valdeci Mendes, bispo de Brejo e referencial para as Pastorais Sociais/Repam. Representando a Comissão Justiça e Paz, participaram Cecília Amim, Martha Bispo e o professor José Ferreira, da Faculdade Católica do Maranhão.
Autoridades civis também marcaram presença, como o vice-governador Felipe Camarão e o desembargador Cleones Cunha.