Resultado segue a tendência nacional e ocorre após três meses consecutivos de alta
Resultado segue a tendência nacional e ocorre após três meses consecutivos de alta
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) a Nota do Comércio Varejista referente ao segundo bimestre de 2025. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, o volume de vendas no varejo maranhense cresceu 1,4% entre janeiro e abril, em comparação com o mesmo período de 2024.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Mesmo com a leve queda de 0,4% em abril, o resultado segue a tendência nacional e ocorre após três meses consecutivos de alta, com destaque para os setores de supermercados e produtos farmacêuticos.
Um dos pontos de destaque da análise é o uso do Pix por empresas. Entre janeiro e abril, foram feitas mais de 147 milhões de operações no estado, totalizando R$ 59,8 bilhões em movimentações — um crescimento de 8,2% em relação ao ano passado.
Outro dado positivo veio da inadimplência: o Maranhão figura entre os estados com menor percentual de adultos inadimplentes. Em abril, houve uma redução de 1,3% no número de consumidores negativados em comparação com março.
A Nota do Comércio Varejista também apresenta indicadores de confiança do comércio, abertura de empresas, demanda por crédito e endividamento das famílias.
O material completo pode ser acessado no site oficial do Imesc: www.imesc.ma.gov.br.