No Maranhão, foram registradas mais de 25 mil inscrições para o chamado “Enem dos Concursos”, que oferece vagas de nível superior e intermediário em todo o país.
-novembro 10, 2025
No Maranhão, foram registradas mais de 25 mil inscrições para o chamado “Enem dos Concursos”, que oferece vagas de nível superior e intermediário em todo o país.
Foi divulgado na manhã desta segunda-feira (6), por volta das 10h, o gabarito preliminar das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU ou CNU). Mais de 435 mil candidatos compareceram aos locais de prova neste domingo (5) e podem conferir as respostas certas na página da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame. Passa a valer também o prazo de 48 horas para entrar com eventuais recursos.
No Maranhão, foram mais de 25 mil inscritos para a segunda edição do chamado “Enem dos Concursos”, que permite a candidatura para vagas em cargos públicos espalhados por todo o país, além da formação de cadastro de reserva. As provas foram dividas em oito blocos temáticos, separados de acordo com as áreas do conhecimento e trabalhos semelhantes. Entre os oito, um dos blocos também permitiu a participação de pessoas que concluíram somente o ensino médio.
Ainda na noite de domingo, a ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), informou em entrevista coletiva que o percentual de abstenção do CNU ficou em 42,8%, uma redução em comparação com o ano passado, quando a primeira edição teve 54% dos inscritos ausentes.
Segundo o cronograma oficial, após o resultado dos recursos e a publicação dos gabaritos oficiais das provas objetivas, serão convocados os aprovados para a segunda fase das provas, que serão aplicadas no dia 7 de dezembro em formato discursivo. Conforme o calendário, o resultado preliminar dessa próxima etapa sairá em 23 de janeiro e a partir dessa data serão feitas três chamadas de confirmação de interesse.
Caso algum candidato chamado na primeira lista desista do concurso, ele pode abrir espaço para novos convocados. A lista após a terceira confirmação de interesse será divulgada em 16 de março, quando terão início as convocações dos aprovados para nomeação a cargos públicos e, quando for o caso, para realização do curso de formação.
Em todo o Brasil, o CNU oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais. Destas, 3.144 são destinadas para o nível superior e 508 para o nível intermediário. Segundo o MGI, estão previstas 2.480 vagas imediatas e 1.172 vagas para preenchimento no curto prazo após a homologação dos resultados,