O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendeu, nesta quarta-feira (12), o edital do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para a compra de 50 iPhones 16 Pro Max destinados aos desembargadores. O edital, que previa um gasto de R$ 573 mil com os aparelhos, foi cancelado após a aquisição ser divulgada pelo Portal UOL.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
A decisão foi assinada pelo corregedor-nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques, que determinou a suspensão do edital para avaliar a real necessidade dos aparelhos para o desempenho das funções dos desembargadores. O TJMA terá um prazo de cinco dias para apresentar uma justificativa técnica sobre a escolha dos iPhones.
O tribunal havia justificado a escolha dos celulares da Apple alegando que a “alta qualidade e desempenho são essenciais para atender às exigências de trabalho dos magistrados”. No entanto, a compra gerou críticas devido ao alto custo e à falta de clareza sobre a necessidade de aparelhos de última geração.
A equipe do Portal Difusora News entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do TJMA e aguarda o posicionamento do órgão sobre a decisão do CNJ.