Abertura do RENACH é obrigatória para iniciar o processo da primeira hbilitação e garantir o benefício.
-janeiro 29, 2026
Abertura do RENACH é obrigatória para iniciar o processo da primeira hbilitação e garantir o benefício.
Os candidatos contemplados pelo programa CNH Social no Maranhão devem ficar atentos ao novo prazo para a abertura do processo RENACH, etapa obrigatória para iniciar a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O prazo, que anteriormente se encerraria em 23 de dezembro, foi prorrogado até o dia 12 de janeiro.
A abertura do RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados) corresponde ao registro do candidato no sistema do Detran e permite a participação do candidato em todas as fases do processo. O atendimento é feito exclusivamente mediante agendamento pelo site do Detran-MA (www.detran.ma.gov.br).
No dia agendado, o candidato deve comparecer à unidade escolhida com os documentos obrigatórios: documento oficial com foto, emitido a partir dos 16 anos de idade e com expedição inferior a 10 anos, e comprovante de residência atualizado. As informações dos documentos devem estar de acordo com os dados informados no Cadastro Único (CadÚnico).
Os beneficiários do programa têm acesso gratuito a todas as etapas da primeira habilitação, incluindo aula teóricas e práticas, exames médicos e psicológicos, além das provas aplicadas pelo Detran-MA. O órgão alerta que o não cumprimento do prazo pode resultar na perda do benefício.