A iniciativa visa tornar o conteúdo mais acessível e atrativo para estudantes
A iniciativa visa tornar o conteúdo mais acessível e atrativo para estudantes
Uma pesquisa realizada no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus São José de Ribamar, está unindo ciência e cultura para transformar o ensino da Física no estado. A estudante Angelina Sousa da Silva desenvolve o projeto “Física na música: uma proposta metodológica de ensino da Física a partir da Música Popular Maranhense (MPM)”, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (FAPEMA).
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
A proposta é usar músicas típicas maranhenses, como toadas do Boi da Maioba e canções de César Nascimento, para explicar conceitos físicos como calor, gravidade, luz e som. ‘Se não existisse o sol’, do Boi da Maioba, ‘O radinho’, de César Nascimento foram as composições escolhidas para a pesquisa.
A iniciativa visa tornar o conteúdo mais acessível e atrativo para estudantes, utilizando músicas que já fazem parte do cotidiano e da identidade cultural dos jovens maranhenses.
Entre os primeiros resultados, a pesquisa já aponta aumento no interesse e no envolvimento dos alunos. “Nossa intenção é fazer uma ponte entre conhecimento científico e cultura popular”, explica Angelina.
A próxima etapa é testar a metodologia em salas de aula do ensino médio. Segundo o professor Flávio Moura, orientador do projeto, “ensinar com base na cultura local é uma forma poderosa de manter viva a identidade do nosso povo e promover a educação com significado”.
Além de inovar na forma de ensinar, a pesquisa também contribui para preservar o patrimônio imaterial do Maranhão. A ideia é inspirar outros educadores a valorizarem os saberes tradicionais como ferramentas legítimas no processo de aprendizagem.