Monitoramento, realizado entre os dias 18 de fevereiro e 17 de março, analisou 22 pontos na Grande Ilha
Monitoramento, realizado entre os dias 18 de fevereiro e 17 de março, analisou 22 pontos na Grande Ilha
As praias de São Luís estão impróprias para banho, com exceção de um único trecho na praia da Ponta d’Areia. A informação foi confirmada por um levantamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que monitora a qualidade da água na região. O único ponto liberado para os banhistas fica em frente à rampa de acesso à praia, ao lado do Praia Mar Hotel.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
O monitoramento, realizado entre os dias 18 de fevereiro e 17 de março, analisou 22 pontos na Grande Ilha. Ao todo, 13 locais foram considerados inadequados, incluindo praias muito frequentadas como Ponta d’Areia, São Marcos, Ponta do Farol, Calhau e Olho d’Água.
A Sema explica que o aumento das chuvas pode impactar diretamente a qualidade da água, já que a enxurrada leva matéria orgânica e poluentes das ruas para os rios e, consequentemente, para o mar. Por conta disso, a recomendação do órgão ambiental é evitar o contato com a água nas 24 horas seguintes a chuvas intensas, reduzindo os riscos à saúde.
Apesar da situação em São Luís, algumas praias da região metropolitana seguem próprias para banho. Entre elas estão Araçagy, Olho do Porco e Mangue Seco, localizadas nos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
A Sema reforça a importância de os banhistas acompanharem os relatórios semanais sobre a qualidade das águas antes de irem às praias, garantindo mais segurança e prevenção de doenças.