Foguete apresentou falha após a decolagem; CEO da Innospace pediu desculpas e AEB garantiu segurança na operação.
-dezembro 23, 2025
Foguete apresentou falha após a decolagem; CEO da Innospace pediu desculpas e AEB garantiu segurança na operação.
O CEO da empresa sul-coreana Innospace, Kim Soon-jong, pediu desculpas aos investidores e parceiros após a falha na missão de lançamento do foguete HANBIT-Nano, realizada a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O voo, ocorrido na noite dessa segunda-feira (22), marcou o primeiro lançamento comercial da história feito a partir do território brasileiro, mas foi interrompido cerca de 30 segundos após a decolagem.
Em carta, aos acionistas, o executivo lamentou o resultado da missão. “Pedimos sinceras desculpas por não correspondermos às expectativas depositadas neste primeiro voo comercial”, afirmou Kim Soo-jong, destacando que a empresa está conduzindo uma análise técnica detalhada para identificar as causas da anomalia.
Segundo o CEO, o lançamento transcorreu normalmente até os primeiros segundos de voo, quando foi registrada uma falha técnica que levou à perda da missão. Ele ressaltou, no entanto, que dados importantes de voo e operação foram coletados e que essas informações serão fundamentais para aprimorar futuras missões da empresa.
Em nota oficial, a Agência Espacial Brasileira (AEB) esclareceu que todas as etapas sob responsabilidade brasileira ocorreram de forma regular e segura. Apesar da perda da missão, a Agência destacou que o lançamento representa um marco histórico para o Brasil, ao consolidar a capacidade operacional do Centro de Lançamento de Alcântara para missões comerciais e reforçar sua importância estratégica no cenário espacial global.