A cantora e compositora Célia Sampaio lançou o EP “Eparrey”, um projeto musical em homenagem a Iansã, orixá dos ventos, das tempestades e das transformações. O título faz referência à tradicional saudação dedicada a Oyá, como também é conhecida a entidade.
📲 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp
Disponível nas principais plataformas de streaming, o EP celebra a força, ancestralidade e espiritualidade de Iansã por meio de letras e ritmos marcantes.
“Sempre quis fazer um trabalho que homenageasse Iansã, pois já cantava para ela em meus shows. Então pensei em reunir essas músicas em um EP”, explica Célia.
“Eparrey” foi produzido de forma coletiva, inspirado na dinâmica dos terreiros. A produção musical reúne os nomes de Adnon Soares, nas faixas “Tempo Bom” (de Flávio Renegado) e “Touro Encantado” (de Samarone); Diogo Nazareth, que assina “Acarajé” (de Célia Sampaio e Bruno Gueiros) e “Adupé” (de Livramento); e Isaias Alves, produtor da música “Iansã é Santa Bárbara” (de Henrique Menezes).
O EP também conta com a participação especial de Heriverton Nunes na faixa “Acarajé” e com a identidade visual assinada pela artista Lulu Elar.
Para Célia, o trabalho vai além da música: “Cantar para Iansã sempre me trouxe um sentimento de proteção e coragem. Espero que essas músicas também possam tocar o coração de quem ouve e trazer essa energia renovadora”, afirma a artista.
O som do EP mistura influências do reggae, samba e música afro-brasileira, resultando em um trabalho vibrante, autêntico e carregado de identidade cultural.