Mais de 100 terreiros devem participar da celebração
-dezembro 31, 2025
Mais de 100 terreiros devem participar da celebração
A tradicional Festa de Iemanjá, celebrada há mais de 60 anos em São Luís, volta a reunir fé, tradição e cultura afro-brasileira na noite desta quarta-feira (31), na Praia do Olho d’Água. A celebração é organizada pela Federação de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros do Maranhão (FUCABMA) e integra o calendário simbólico das religiões de matriz africana na capital maranhense.
A expectativa da organização é receber pais, mães, filhos e filhas de santo vindos de São Luís e de diversos municípios do interior do estado. Mais de 100 terreiros devem participar da celebração, reforçando a importância histórica, religiosa e cultural do evento para a comunidade afro-religiosa do Maranhão.
Com a ampliação da Avenida Litorânea, o local da festa foi transferido para outro ponto da Praia do Olho d’Água.
A programação religiosa começa por volta das 21h, quando os tambores ecoam à beira-mar, marcando o início das homenagens à Rainha do Mar. À meia-noite, além da queima de fogos que celebra a chegada de 2026, fiéis lançam rosas brancas e perfumes ao mar. O gesto simboliza agradecimento, devoção e pedidos de proteção, equilíbrio e prosperidade para o novo ano.