Competição passará de 64 para 96 clubes e beneficia maranhenses; Série C passará por mudanças graduais e somente duas equipes serão rebaixadas em 2026.
-dezembro 19, 2025
Competição passará de 64 para 96 clubes e beneficia maranhenses; Série C passará por mudanças graduais e somente duas equipes serão rebaixadas em 2026.
Atualizada dia 02/10 às 8h31
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (1º) o novo calendário de competições, que valerá a partir de 2026. Entre as mudanças, a Série D do Campeonato Brasileiro passa de 64 para 96 clubes na disputa. Com a ampliação, três maranhenses estão garantidos na próxima temporada: Imperatriz, Sampaio Corrêa e Iape.
Antes da medida, apenas Imperatriz e IAPE estavam confirmados e o Sampaio vivia a apreensão de um ano sem divisão, o que atrapalharia muito os planos esportivos e financeiros. Com a confirmação das vagas, os três representantes do estado terão mais jogos, receitas e possibilidades de dar alegrias aos torcedores.
O modelo da competição também sofrerá alterações. Serão 16 grupos com seis clubes cada, disputando partidas de ida e volta. Os quatro primeiros de cada grupo avançam à fase seguinte, que terá confrontos eliminatórios a partir dos 32-avos de final. Os 32 times que chegarem às oitavas estarão automaticamente garantidos na Série D do ano seguinte, com exceção dos que conquistarem o acesso à Série C. Além disso, haverá uma repescagem entre os eliminados nas quartas de final, que disputarão duas vagas extras de acesso.
Já a Série C, que terá o Maranhão Atlético Clube como único representante do estado em 2026, passará por mudanças graduais. Os mesmos 20 clubes jogarão o torneio, mas apenas dois serão rebaixados pelas próximas duas temporadas. Dessa forma, serão 24 times em 2027 e 28 em 2028, quando a estrutura passa a ser de dois grupos com 14 equipes cada e seis rebaixados para a Série D de 2029.
Outras mudanças relevantes incluem diminuição de datas para os campeonatos estaduais e ampliação do período de disputa do Brasileirão. Em 2026, a primeira divisão será disputada de janeiro a dezembro. Já a Copa do Brasil, que também terá mais times, começará com 126 times. Serão cinco fases de jogos únicos, com ida e volta apenas nas oitavas, quartas e semifinais. A grande final será o último jogo da temporada no país, com partida em jogo único e campo neutro.
Errata: inicialmente, foi noticiado que o Moto Club também estaria na Série D, mas devido à ordem dos critérios adotados, o Papão do Norte depende de classificação via Ranking Nacional de Clubes.