Policiais notaram ausência de documentos obrigatórios para o transporte de animais nas estradas.
Policiais notaram ausência de documentos obrigatórios para o transporte de animais nas estradas.
Cinco carregamentos de bovinos foram interceptados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta quarta-feira (15) no km 667 da BR-222, no município de Açailândia-MA.
Após abordagem, os agentes da PRF constataram ausência do Guia de Trânsito Animal (GTA) nos carregamentos, documento obrigatório que certifica sanidade, origem, destino e vacinação dos animais transportados – exceto cães e gatos – em todo o território nacional.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
A primeira apreensão foi registrada por volta do meio dia. O condutor levava 28 bovinos em um caminhão boidaeiro e não possuía a GTA nem Nota Fiscal. Dessa forma, o motorista entrou em contato com o responsável pela carga e cerca de uma hora depois apresentou os documentos. No entanto, a GTA foi emitida naquele mesmo dia, o que configurou, em tese, o ilícito sanitário de transportar animal sem o documento.
Por causa da impossibilidade de presença do órgão de fiscalização agropecuária naquele momento, o condutor e a carga foram liberados. Para a apuração devida do caso e possível infração, foi enviado Boletim de Ocorrência Policial à Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED/MA).
Posteriormente, outro caminhão boiadeiro foi apreendido no mesmo local, também sem a posse dos documentos necessários. Novamente, não era possível a presença do órgão de fiscalização agropecuária, o que resultou na liberação do condutor e carga após apresentação dos documentos e no envio à AGED/MA para apuração do caso.
Além disso, outros três carregamentos foram interceptados pela PRF pelo mesmo motivo e só foram liberados após apresentação da Guia de Trânsito Animal e liberação pela AGED.