O objetivo é prevenir e combater crimes comuns em eventos de grande porte
-janeiro 28, 2026
O objetivo é prevenir e combater crimes comuns em eventos de grande porte
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) utilizará câmeras com reconhecimento facial para monitorar os circuitos oficiais do Carnaval em São Luís 24 horas por dia. O sistema será operado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que já possui cerca de 400 câmeras de vigilância urbana distribuídas pelo estado.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos, especialmente em áreas de grande movimentação, como a Avenida Litorânea. O equipamento permite o monitoramento em tempo real, com as imagens sendo analisadas imediatamente. Em caso de ocorrências, as guarnições de segurança mais próximas são acionadas rapidamente.
O objetivo é prevenir e combater crimes comuns em eventos de grande porte, como furtos, roubos de celulares, importunações e assédios. Além das câmeras de reconhecimento facial, o sistema inclui câmeras com rotação 360° (de grande alcance) e dispositivos para identificação de placas de veículos, que ajudam na recuperação de carros furtados ou roubados.
A estratégia visa garantir um Carnaval mais seguro para os foliões maranhenses e turistas que participarão da festa.