Forças de segurança apresentam balanço do Carnaval 2025 no Maranhão

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão e os comandos das forças de segurança do estado apresentaram, nesta quarta-feira (5), o resultado das operações realizadas durante o Carnaval 2025. A coletiva de imprensa aconteceu no Centro Integrado de Operações Especiais e destacou as principais ocorrências registradas durante os dias de festa.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.

Foram mais de 30 dias de eventos, com um público estimado em 4,5 milhões de pessoas na Avenida Litorânea, um dos principais circuitos do Carnaval maranhense. No período, a polícia registrou 116 furtos de celulares, sendo 80 na Avenida Litorânea e 36 no Centro. Além disso, houve quatro prisões por furto de celular e duas autuações por importunação sexual, uma na Avenida Litorânea e outra no Centro.

Para garantir a segurança dos foliões, a Polícia Militar realizou 58.074 abordagens preventivas, enquanto o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) recebeu 15.154 ligações.

O secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, avaliou que o Carnaval foi positivo, destacando a ausência de crimes graves durante as festividades. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Pitágoras, reforçou a importância do trabalho realizado e afirmou que o planejamento para o próximo ano será ainda mais rigoroso. Já o delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida, ressaltou que vítimas de furtos de celulares que registraram o IMEI do aparelho podem recuperá-los por meio do programa “Meu Celular de Volta”.

Ainda segundo Manoel Almeida, as forças de segurança já estão se preparando para o Lava-Pratos, o próximo grande evento na Grande Ilha, realizado em São José de Ribamar. Ele informou que a Delegacia de São José de Ribamar funcionará em regime de plantão e que haverá um reforço no atendimento da Delegacia do Maiobão para garantir mais segurança aos participantes.

Tags: balanço, carnaval, segurança