Quatro melhores avançam para as semifinais e lanterna cai para a Série B, enquanto o outro rebaixado será decidido em playoff.
Quatro melhores avançam para as semifinais e lanterna cai para a Série B, enquanto o outro rebaixado será decidido em playoff.
O Campeonato Maranhense 2026 terá início neste fim de semana, com os primeiros quatro jogos do torneio mais importante do futebol local. No sábado (10), o Imperatriz recebe o Sampaio Corrêa no Estádio Frei Epifânio na abertura do estadual.
Já no domingo (11), Moto Club e Maranhão Atlético fazem o clássico Maremoto no Castelão, enquanto o Tuntum enfrenta o Luminense no Estádio Rafael Seabra e o ITZ Sport visita o IAPE no Nhozinho Santos.
Nesta edição, com as mudanças promovidas pela CBF no calendário nacional, o formato passou por mudanças e terá menos datas.
Oito equipes participam do estadual, cinco delas sediadas em São Luís e na região metropolitana da capital: Maranhão Atlético Clube, Sampaio Corrêa, Moto Club, IAPE e Luminense. Da Região Tocantina do estado, estarão presentes Imperatriz e ITZ Sport. O Tuntum complementa a disputa.
A primeira fase terá sete rodadas, com as equipes enfrentando cada adversário uma vez. Alguns times farão quatro jogos como mandantes e três como visitantes, enquanto os demais terão a distribuição inversa do mando de campo, jogando fora quatro vezes e outras três em casa.
Ao final da etapa classificatória, os quatro melhores colocados avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta, assim como a grande final. A equipe de menor pontuação será rebaixada, enquanto o 6º e o 7º colocados fazem um playoff em dois confrontos para decidir quem se salva do descenso.
Sábado (10)
Imperatriz x Sampaio Corrêa – Estádio Frei Epifânio, 19h30
Domingo (11)
Tuntum x Luminense – Estádio Rafael Seabra, 15h30
Maranhão x Moto Club – Estádio Castelão, 16h
IAPE x ITZ Sport – Estádio Nhozinho Santos, 16h
O MAC chega para a temporada com a responsabilidade de ser o atual campeão. Além disso, o quadricolor coroou o ano de 2025 com o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. Recentemente, o Bode Gregório fez grande barulho no mercado ao se reforçar com o atacante Pimentinha, que estava no IAPE.
Outro time com status de favorito é o Sampaio Corrêa. Maior campeão do estado, o Tubarão vem de um ano abaixo das expectativas, sem conquistar o acesso de divisão nacional nem chegar à final do maranhense. Apesar disso, a Bolívia Querida reformulou elenco e comissão técnica e promete brigar com força.
Em momento diferente dos rivais, o Moto Club quer quebrar o jejum de taças. O Papão do Norte não levanta a taça do estadual desde 2018. Em 2025, sequer chegou às semifinais e esteve sem divisão nacional. Além do maranhense, o rubro-negro terá pela frente a Série D do Campeonato Brasileiro.
Outro que disputará a Série D é o IAPE, que busca dar sequência aos bons resultados dos últimos anos. O Canário da Ilha vem se destacando também nos torneios de base. A equipe Sub-20 foi eliminada apenas na semifinal da última Copa do Brasil da categoria.
A quarta e última equipe que também estará na próxima Série D é o Imperatriz, atual vice-campeão estadual. Com três títulos, o Cavalo de Aço é o maior campeão do interior e quer voltar ao topo do pódio, o que não ocorre desde 2019.
Na região dos Cocais, o Tuntum busca se consolidar como força alternativa aos clubes mais tradicionais. Fundado em 2021, o time venceu a “segundinha” em 2023 e tem conseguido se manter na elite, mas ainda não conseguiu alcançar as semifinais.
Recém-promovidos, o Luminense e o ITZ Sport querem se consolidar como times da primeira divisão. A tarefa não é simples, mas ambos apostam em projetos que chamaram a atenção já na Série B e devem dar trabalho para os adversários.