Mais de 200 famílias devem deixar casas por conta do fenômeno que já engoliu mais de 50 residências.
Mais de 200 famílias devem deixar casas por conta do fenômeno que já engoliu mais de 50 residências.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência na cidade de Buriticupu no Maranhão por meio da portaria Nº 1.240.
Com o reconhecimento do estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional, o município está apto para solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor ser liberado.
Após uma inspeção da defesa civil no municipil de Buriticupu, foi possível identificar o número de famílias afetadas, que moram nas bordas das crateras, área considerada de risco. Por conta dos deslizamentos de terra que têm provocado a formação de crateras, 220 famílias devem deixar suas casas na região.
Com informações de Defesa Civil Nacional