Vacinação contra Mpox deve começar na próxima semana, diz governo

A vacinação contra a Mpox- anteriormente conhecida como varíola dos macacos- deve começar na próxima semana. Segundo informado pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, o governo já está pronto para iniciar as aplicações, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Já estamos trabalhando na ação de vacinação para Mpox que começa na próxima semana. São várias ações simultâneas para que possamos proteger a população. Com o lema do governo ?União e reconstrução? estamos dando os passos necessários para a reconstrução do nosso SUS [Sistema Único de Saúde]”, escreveu.

Apesar de não divulgar mais informações, a imunização deve ser realizada com a vacina Jynneos/Imvanex, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em agosto do ano passado. O imunizante, destinado a maiores de 18 anos, possui prazo de até 60 meses de validade, quando conservado entre -60°C a -40°C.

Assim como as vacinações contra a covid-19, acredita-se que as aplicações contra a Mpox acontecerão por grupos prioritários – como idosos e imunossuprimidos -, seguindo por faixa etária. Como a doença pode se tornar avançada em pessoas com HIV, o grupo também deve ser incluído nas primeiras etapas de imunização.

A Mpox foi descoberta por cientistas dinamarqueses, na década de 1950, em macacos enjaulados em um laboratório. Posteriormente, o vírus foi transmitido para seres humanos, resultando em sintomas como febre, dor de cabeça, cansaço e erupções cutâneas. Até o momento, a OMS registra 86 mil casos e 108 mortes pela doença no mundo. 

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, OMS, Saúde, vacinação