USP segue como latino-americana mais bem classificada no ranking global de universidades

A Universidade de São Paulo (USP) segue como a latino-americana mais bem classificada no ranking universitário global de desempenho da Times Higher Education, que reúne 1.904 faculdades de 18 países. A instituição de ensino ficou na posição 201-250, seguida pela Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), que atingiram, respectivamente, as colocações 351-400 e 601-800.

Para o balanço, a Times Higher Education avaliou o desempenho global de universidades e todas as principais missões, como ensino, pesquisa e transferência de conhecimento. Desta vez, as análises foram divididas em cinco grupos, sendo ensino (aprendizagem), ambiente de pesquisa (rendimento e reputação), qualidade da investigação (influência das citações), perspectiva internacional (funcionários e estudantes) e indústria (inovações).

A Universidade de Oxford, na Inglaterra, liderou o ranking pelo oitavo ano consecutivo, seguida pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. O top 5 é formado ainda pela Universidade de Harvard, também nos Estados Unidos, e a Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Ao todo, os Estados Unidos são o país mais representado no ranking, com 169 instituições, e também o mais representado entre as 200 primeiras (56). Com 91 instituições, a Índia é agora a quarta nação mais representada, ultrapassando a China (86). O top 10 do Brasil, por sua vez, é formado por USP, Unicamp, Unesp, UFRJ, UFRGS, UFMG, UFSC, UNIFESP, PUC-Rio e UFSCAR.

Confira o top 10 das universidades:

1 – Universidade de Oxford
2 – Universidade de Stanford
3 – Instituto de Tecnologia de Massachusetts
4 – Universidade de Harvard
5 – Universidade de Cambridge
6 – Universidade de Princeton
7 – Instituto de Tecnologia da Califórnia
8 – Imperial College Londres
9 – Universidade da Califórnia, Berkeley
10 – Universidade de Yale

 Fonte: SBT News

Tags: universidades, USP