Supermercados registram queda no estoque de ovos e enxaguante bucal

Os primeiros meses do ano foram marcados pela ruptura do ovo de galinha nos supermercados. É o que aponta uma pesquisa da empresa Neogrid, que registrou uma queda de 14% em janeiro e de 16% em fevereiro na oferta do produto, sobretudo devido à alta do preço, que já acumula quase 20% nos últimos 12 meses.

“Esse aumento é decorrente da recomposição dos custos de produção, especialmente do milho e da soja, usados na ração dos animais, cujos preços subiram fortemente em 2022. Além disso, os preços costumam subir durante a Quaresma, visto que o consumo de carnes diminui, elevando a procura por ovos”, explica Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid.

Segundo a pesquisa, o mesmo aconteceu com o enxaguante bucal, que durante o período do carnaval de 2023 registrou queda na oferta de 10,5% em janeiro e 13,8% em fevereiro. Por outro lado, o arroz, que se manteve estável durante o ano passado, registrou alta em janeiro, chegando a 16,1%. O cenário é causado pelo menor volume de colheita.

Cenário de ruptura em 2022

De acordo com o Índice de Ruptura da Neogrid, a variável fechou em 10,6%, em 2022. O estudo realizado pela empresa mostra que entre maio e dezembro de 2022 foram registrados os maiores índices de queda de estoques do ano, com 11,9%, próximo da média de 11,87% do ano de 2020.

Dentre os itens que mais faltaram nas redes de supermercados e atacarejos estão os alimentos derivados do leite, com uma média de ruptura de 14,5% ao longo do ano. “Além da indisponibilidade, o consumidor encontrou alta nos preços desses produtos. O leite longa vida, matéria-prima para diversos produtos, representou um aumento de mais de 41% ao longo do ano”, diz Maria Zacharias, diretora de Novos Negócios na Horus.

Outros produtos que também estiveram em falta foram os eletroportáteis, produtos da linha verde e linha marrom, que incluem celular, modem, smartwatch e tablet, por exemplo. Para Neogrid, isso é um reflexo da crise de semicondutores, ou chips, causada em função da guerra na Ucrânia, que teve início em fevereiro de 2022.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, Economia, supermercado