“Superlua azul” poderá ser vista na noite desta quarta-feira (30)

A chamada Superlua Azul poderá ser vista na noite desta quarta-feira (30) em todas as regiões do planeta, inclusive no Brasil. Apesar da referência à cor, o satélite natural não terá alteração na totalidade, ficando apenas maior e mais brilhante. A mudança acontece porque a lua está no perigeu – ponto da órbita de máxima aproximação da Terra.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o principal ponto da Superlua Azul acontecerá por volta das 22h35 (horário de Brasília), quando a lua estará a 357.181 km da Terra, em vez de 382.900 km. Para observar a mudança, os astrônomos recomendam locais altos ou que contenham o horizonte limpo, sem prédios e árvores altas.

A Superlua, que pode ser cheia ou nova, ocorre de uma a seis vezes por ano, que pode variar de acordo com a distância Terra-Lua. Isso ocorre porque a órbita da lua não é circular, mas sim elíptica, ou seja, mais oval que circular. A Superlua de 30 de agosto é também chamada de “Lua Azul” por ser a segunda lua cheia do mês. A primeira ocorreu no dia 1º de agosto.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, ciência, Superlua