A onda de calor que atingiu a maior parte do Brasil nos últimos dias do inverno vai continuar na primavera. Segundo previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a estação, que começa no sábado (23), estará sob influência do fenômeno El Niño, o que resultará em temperaturas acima da média e em chuvas intensas na região Sul.
“O El Niño deve influenciar o clima no Brasil até o início do ano que vem, reduzindo o volume de chuva nas regiões Norte e Nordeste. O calor extremo vai continuar, mas não tão intenso quanto o que está ocorrendo agora, que estamos sob um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias”, explica o coordenador-geral de Ciências da Terra do Inpe, Gilvan Sampaio.
Ele lembra que, apesar da primavera ser uma estação de transição, o período também conta com extremos, principalmente no início, quando há alguma condição de massa de ar frio. Com o El Niño, espera-se que os meses de outubro e novembro recebam mais ondas de calor, elevando a temperatura até 40ºC em algumas regiões do país.
Em meio ao cenário, prefeituras e governos estaduais já estão adotando medidas de emergência contra o aumento do calor. Em São Paulo, por exemplo, foi anunciada a distribuição de água potável em locais de grande circulação, bem como a instalação de tendas. Em Tocantins, a orientação é que as escolas suspendam as atividades físicas ao ar livre nas horas mais quentes do dia.
Fonte: SBT News